segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Não se cale!

ARTIGO



Esta semana uma mulher muçulmana foi condenada pela corte da Arábia Saudita a 90 chibatadas e seis meses de prisão por estar na companhia de um homem, que não era de sua família e por ter sido estuprada por um grupo formado por aproximadamente seis homens.
O advogado da vitima apelou a corte e pediu absolvição da mulher. O juiz então, para reforçar ainda mais a sua ira misógina, determinou que a mulher deveria em vez de 90 levar 200 chibatadas!
Mas a pressão de grupos internacionais fez com que esta muçulmana fosse absolvida de "seu crime" e ela foi liberada de sofrer as chibatadas e assim, conforme a lei do Islã, pagar por estar acompanhada de um homem que não era de sua família, e ainda ter sido estuprada por um grupo de homens.
No Brasil, não vivemos sob a religião muçulmana, mas uma mulher quando é estuprada ainda é considerada culpada pela violência que sofreu. E os argumentos são os mais estaparfúdios possíveis e tod@s nós conhecemos.
Mesmo com toda a ação do movimento feminista frente a este tema da violência contra a mulher ter sensibilizado boa parte da sociedade, a cultura patriarcal ainda é muito forte e bastante presente. A luta então deve ser diária e contínua.
Quando se trata de uma mulher de nossa família, sempre queremos matar o estuprador ou fazer "justiça" de qualquer jeito. Mas quando se trata de uma prostituta, de mulheres que não são de nossa família e ainda, quando o fato é causado por um amigo nosso, a principal reação é "analisar bem os fatos" e ver que a mulher pode ter provocado e ser ela a culpada afinal. Absurdo!!
Espero que não chegue por aqui a punição do Islã, no Brasil tudo é no subjetivo, ou seja, muitas vezes a punição é mascarada. Devemos lembrar sempre da adolescente de 15 anos que foi presa em uma cadeia no interior de Manaus com vários homens, sendo violentada por todos eles em troca de comida. A garota clamava ser solta, mas nem juíza nem a delegada, responsáveis pelo seu encarceramento, deram-lhe ouvidos, pois estavam cumprindo a lei... Violência contra a mulher é inconcebivel, inadmissivel e inaceitável! !!
Parta de quem for!


Mabel Dias
Grupo Wendo João Pessoa

Um comentário:

Anônimo disse...

o que mais me irrita são pessoas como minha meia irmã aqui no brasil que dízem que as mulheres muçulmanas mereçem ser chicoteadas por inflingir as regras que sabem ser erradas não sei como uma pessoa assim sobe ao cargo de gerençia na empresa columbius de porto alegre vai ver os que trabalham lá pensam igual!!!